O nosso percurso

Ricardo Pinto- ativanimal

Ricardo Pinto

Os animais nem sempre foram uma constante ao longo da minha vida, no entanto, uma determinada experiência com cães bastou para modificar por completo a minha forma de encarar o nosso relacionamento com estes seres! Desde então, pesquiso qualquer informação e especialização na área do comportamento e adestramento canino. O que dificultava era o facto de inicialmente esta ser uma matéria pouco abordada em Portugal e não existirem entidades formadoras credíveis especializadas nesta área em particular, foi graças à experiência que adquiri durante a realização de trabalhos como dogwalker e petsitter que contribuiu para enriquecer os meus conhecimentos até então teóricos com os mais variados animais de companhia. Em 2009 decidi iniciar a formação em adestramento canino científico. Actualmente a exercer funções como profissional nas àreas de petsitting, dogwalking, comportamento e adestramento canino, a presença em vários seminários e palestras da área é uma constante! Após a formação de monitor de adestramento canino científico realizada no Centro Canino de Vale de Lobos, seguiram-se as formações em problemas comportamentais em cães e primeiros socorros de cães e gatos, entre outros cursos intensivos e workshops práticos.

O projecto AtivAnimal surge como um potencial projecto em 2011. Hoje em dia a AtivAnimal faz parte de mais uma fase em que poderei desfrutar do prazer de contribuir para melhorar as relações entre cães e suas famílias, bem como, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de tantos outros animais de companhia através do petsitting.

Vanda Botelho - ativanimal

 Vanda Botelho

Os animais sempre estiverem presentes na minha vida, desde aves a cães, gatos etc… em casa eram uma constante e desde tenra idade decidi ajudar animais errantes. Tendo sido voluntária em várias associações de recolha de cães e gatos errantes na zona do Algarve, desde muito cedo que aprendi a lidar com cães com os mais complexos problemas comportamentais.

Sendo esta uma matéria pouco abordada na altura em Portugal, segui o meu caminho pela vertente do treino para cães de trabalho policial,  surgindo então a oportunidade de exercer funções como operadora cinoténica no seio de uma das forças de segurança em Portugal. Ao trabalhar de perto e diariamente com cães de guarda e defesa e cães de busca e salvamento, foi possível ganhar experiência na área do adestramento e treino canino. Ao fim de alguns anos ingressava na equipa de formação de canídeos onde pude adquirir experiência não só na área da procriação, bem como, em áreas tão importantes como a sociabilização durante os períodos críticos de crescimento de cachorros e na introdução do treino de detecção dos mais variados odores.

Actualmente com formação em Comportamentos Anómalos e Desviantes em cães pelo Centro Canino de Vale de Lobos e formação em primeiros socorros para cães e gatos, resolvi exercer funções como profissional nesta área colaborando no projecto AtivAnimal, através do qual é-me permitido trabalhar directamente com casos de problemas comportamentais em cães e em casos de educação de cães de companhia.